top of page

BLOG TOP DE BIO

Contato
California Academy of Sciences
California Academy of Sciences

Afinal o que são Cnidários?

Aquarium at the California Academy of Sciences
cn.png

Sistema Nervoso
Sua principal característica é de ser difuso. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre cada célula e o meio, através de difusão. Os Cnidários são os primeiros animais a apresentar neurônios.


Sistema Digestivo
Contém a Cavidade Gastro Vascular (CGV) que é a responsável pela digestão e circulação de nutrientes. Existem dois tipos de digestão: Extracelular por meio de enzimas (exemplo: saliva), e Intracelular por fagocitose. Eles são carnívoros, se alimentam de partículas em suspensão na água e pequenos animais aquáticos. Eles possuem lâmina basal que é semipermeável, assim, permitindo a passagem de nutrientes, além de possuir colágeno quatro o que gera “tecidos verdadeiros”.

Os cnidários apresentam cnidócitoou cnidoblasto que é uma célula presente em seus tentáculos para auxiliar na defesa e no ataque. . Essas células lançam o nematocisto que contém espinhos e um líquido urticante e, são a apomorfia destes animais.

SOBRE

Os Cnidários podem ser águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. Eles possuem dois tipos morfológicos: polipoides e medusoides. Eles são diblásticos, ou seja, possuem dois folhetos embrionários: Ectoderma e Endoderma. O ectoderma forma o tecido Epiderme responsável pela proteção e pelo movimento, já o endoderma forma o tecido gastroderme responsável pela digestão e, também, pelo movimento. Eles são pluricelulares, vivem em ambientes aquáticos e não apresentam sistema circulatório, digestório, respiratório e nem ânus, entretanto possuem sistema nervoso e digestivo. 
 

4.png
5.png

Tipos morfológicos dos Cnidários

Pólipos: organismos sesseis que apresentam formato tubular como, por exemplo, anêmonas-do-mar.

Medusas: organismos nadantes que apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central como, por exemplo, águas-vivas.

 

 

 

Simetria Radial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução

 Assexuada:ocorre por brotamento. Brotos que ficam na superfície do corpo caem e originam novos indivíduos. 

 

Sexuada:é possível graças à existência de cnidários dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas). Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas masculinos e femininos. Podem apresentar alternância de gerações. Eles apresentam uma fase de pólipo, em que apresentam reprodução assexuada e outra fase de medusa, com reprodução sexuada.


 


 

 

 

 

 

 

Importância

Os cnidários são importantes, pois eles retiram o gás carbônico, trocando-o por oxigênio e “limpando” o meio ambiente.

dinosaur

ENTRE EM CONTATO

Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.

Suas informações foram enviadas com sucesso!

bottom of page