top of page

BLOG TOP DE BIO

Contato
California Academy of Sciences
California Academy of Sciences

Afinal como é a digestão?

Aquarium at the California Academy of Sciences

SOBRE:

                                             

A digestão humana ocorre no sistema digestivo ou digestório para captar todos os nutrientes dos alimentos a fim de promover um bom funcionamento do organismo e de construir e fazer a manutenção dos tecidos. Esse sistema é constituído de boca, faringe, esôfago, fígado, estomago, vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e anus. 

 

 

 

A boca é a primeira parte da digestão, é onde se encontram os dentes responsáveis pela trituração dos alimentos e a língua responsável pela movimentação, além das glândulas salivares que produzem a saliva a qual é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina que dá sua viscosidade e é constituída também pela ptialina ou amilase, que é uma enzima que inicia o processo da digestão do glicogênio. Dessa forma, o alimento é triturado e juntamente com a saliva, e com o auxilio da língua, é transformado em uma espécie de “bolo alimentar” e, assim, é empurrado para a faringe. A faringe é um tubo que conduz os alimentos ao esôfago o qual prossegue o trabalho da faringe, conduzindo os alimentos ao estômago, por meio de contrações involuntárias chamadas de movimentos peristálticos. 

 

Chegando ao estomago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continuam as contrações, assim, misturando aos alimentos a uma solução chamada de suco gástrico a qual é um líquido claro, transparente e bastante ácido produzido pelo estômago e assim, são digeridos os alimentos e absorvidas as proteínas. O bolo alimentar altamente ácido vindo do estômago, denominado quimo, chega ao intestino delgado o qual é responsável por receber o quimo pelo duodeno, primeira parte do intestino delgado, que recebe auxilio no processo digestivo pelo pâncreas e o fígado os quais fornecem secreções antiácidas. O pâncreas produz e fornece ao intestino delgado o suco pancreático, constituído de íons bicarbonato, o qual serve para neutralizar a acidez do quimo. O Fígadofornece a maior glândula do corpo, a bile, que é secretada continuamente e armazenada na vesícula biliar. Ao final desse processo no intestino, o bolo alimentar se transforma em um material escuro e pastoso denominado quilo, contendo os produtos finais da digestão de proteínas, carboidratos e lipídios. As outras partes do intestino delgado, jejuno e íleo, são formados por um canal longo onde são absorvidos os nutrientes. 

 Logo depois, passa pelo intestino grosso que é um órgão dividido em três partes: ceco, cólon e reto, onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes. O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que tem como função receber o conteúdo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsorção de nutrientes e água. A segunda e maior parte do intestino grosso recebe o nome de cólon, subdividindo-se em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão. Durante todo esse processo, o muco é secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes até sua eliminação.

 

https://www.infoescola.com/anatomia-humana/sistema-digestorio
https://www.todamateria.com.br/digestao

dinosaur

ENTRE EM CONTATO

Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.

Suas informações foram enviadas com sucesso!

bottom of page