
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são o Cordados?


SOBRE
Os Cordados (filo Chordata) são triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo. A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal (tubo neural dorsal oco), notocorda, fendas faringianas (responsáveis pelas trocas gasosas e “captura” de alimentos) e cauda pós-anal. Todos os cordados possuem epitélio de revestimento, coração ventral, músculos segmentares, vasos pulsantes e endostilo (digestão extracelular). Eles são distribuídos em três subfilos: Urocordados (Urochordata), Cefalocordados(Cephalochordata) e Vertebrados (Craniataou Vertebrata). Os Urocordados e Cefalocordados são chamados de Protocordados e são invertebrados, ou seja, não possuem crânio nem coluna vertebral.
Protocordados: Urocordados e Cefalocordados
-
Urocordados
Os urocordados são animais marinhos que vivem fixos a um substrato e apresentam notocorda, somente na fase larval. Eles são revestidos por uma túnica na qual podemos encontrar o sifão inalante e o sifão exalante. O sifão inalante localiza-se a boca, por onde a água do mar entra, e, assim, eles alimentam-se de plânctons (retirados pelas fendas branquiais). Depois o alimento vai para o estômago pelo endóstilo, e então para o intestino e finalmente, o ânus. As excreções são eliminadas através do sifão exalante (abertura por onde a água do mar, os resíduos e os gametas saem). Na fase adulta apresentam um gânglio cerebral, que se localiza entre os dois sifões.
Sistema circulatório parcialmente aberto
O coração é localizado na região ventral, onde bombeia sangue para as fendas branquiais e para o resto do corpo.
Reprodução sexuada na maioria, poucas exceções fazem reprodução assexuada por brotamento. Os gametas fecundados e eliminados na água. Maioria monoica com fecundação externa.
-
Cefalocordados
Os cefalocordados vivem enterrados em substratos arenosos e possuem notocorda a qual se mantém no adulto sendo a estrutura mais forte do corpo. Eles têm uma abertura por onde a água entra (átrio) e por onde sai (atrioporo). A água vai pra boca pelos cílios da faringe, passa pelas fendas faríngeas, onde partículas que servem de comida ficam presas no muco e depois o alimento vai para o ceco hepático pra ser digerido. No intestino o bolo alimentar é levado para a abertura de excreção por cílios.
Sistema circulatório fechado
Sangue da aorta ventral passa pelas artérias brânquias e se junta na aorta dorsal e então é levado para todos os órgãos do corpo.
O centro do sistema nervosose localiza em volta do cordão nervoso (acima da notocorda)
Reprodução
Eles são dioicos e hermafroditos. Os gametas são depositados no átrio e depois liberados pelo atrioporo. Além disso, eles fazem fecundação externa.
Fontes:
http://wesleibio.blogspot.com/2016/09/filo-cordados-introducao.html
http://slideplayer.com.br/slide/1672044
http://comenius.susqu.edu/biol/202/animals/deuterostomes/cephalochordata/cephalochordata.html
https://www.thebiologistapprentice.com/blog/urocordados
http://www.ramblincameras.com/Carinva12a.htm






ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.