
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são o Moluscos?


SOBRE
Os moluscos podem ser caramujos, caracóis, mariscos, ostras, lulas, polvos ou lesmas. Eles são animais de corpo mole que, em sua maioria, possuem uma “concha” que tem a função de proteger e evitar a perda de água formada por um manto. Apresentam sistema nervoso ganglionar bem desenvolvido. Vivem em diversos habitats, mas se encontrados em terras terão mais humidade. São triblásticos, protostômios, bilaterais e eles possuem celoma verdadeiro, o esquizoceloma. Estes animais são classificados em gastrópodes, bivalvesecefalópodes.
Gastrópodes
São chamadas de univalves, pois são “peças únicas”, no caso, conchas únicas em espiral. Neste grupo estão as lesmas, os caracóis e os caramujos que possuem dois pares de tentáculos sensoriais e uma rádulaque, além de ser sua apomorfia, facilita na alimentação destes animais (ela é um tipo de “língua raspadora”).
Caramujos
Caracóis
Lesmas
Em seu corpo, os moluscos possuem cabeça, pés e massa visceral a qual fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor. A pele produz uma secreção viscosa, mais conhecida como muco que facilita a locomoção, principalmente, em lugares ásperos sem machucar o corpo do animal.
Bivalves
São chamados assim, pois são “duas peças” fechadas por fortes músculos. Eles são seres aquáticos e filtradores, pois filtram o alimento da água. Eles não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha e o pé se expande para fora quando as conchas se abrem. Eles fazem respiração branquial, porque as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a fecundação é externa. Na água, a fêmea solta os óvulos, e o macho solta os espermatozoides. As células se encontram, ocorre a fecundação e se formam os ovos.
Cefalópodes
Deste grupo de moluscos fazem parte o polvo e a lula. Eles possuem dez ou mais tentáculos que são como “braços alongados”, cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Eles podem ter concha ou não (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). Eles apresentam a circulação fechadaem que o sangue só circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. A respiração é branquial. Eles têm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados e a visão e o olfato são bem apurados. Em geral, eles têm sexos separados e a fecundação é interna. Há pesquisas que indicam que algumas espécies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores. Para se defender, alguns moluscos contam com a camuflagem, pois ao mudarem de cor são confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substância escura na água, o que gera confusão dos predadores, permitindo a sua fuga.
Lula
Polvo
Náutilo










ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.