
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são fungos?

SOBRE
Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares – destituídos de clorofila. Possuem parede celular e sua reprodução normalmente envolve a participação de esporos, como ocorre entre as plantas. . São organismos decompositores ou saprófitos, que permite a reciclagem da matéria na natureza e é fundamental para a manutenção de vida na terra. Certos fungos atuam como parasitas alimentando-se de substâncias de organismos vivos e, outros atuam como predadores alimentando-se de plantas e animais. Armazenam glicogênio e apresentam nutrição heterótrofa, como os animais. Os animais são heterótrofos por ingestão, os fungos são heterótrofos por absorção.
Possuem reprodução tanto sexuada quanto assexuada, sendo a assexuada através de varias mitoses, na qual ocorre a fragmentação do micélio, que acaba por original novos organismos; a sexuada ocorre em três fases:
Plasmogamia: Fusão de protoplasma;
Cariogamia: Fusão de dois núcleos haploides (n) para formar um núcleo diploide (2n);
Meiose: Núcleo diploide se reduz formando dois núcleos haplóides.
Os fungos possuem diversos tipos de habitats, como solo, água, vegetais , homem ou animais, dentre outros. Possuem tanto reprodução sexuada como assexuada, sendo a assexuada o vento considerado um importante condutor que espalha os propágulos e fragmentos de hifa, favorecendo, assim, a reprodução e a proliferação dos fungos.
Na reprodução assexuada não há fusão dos núcleos e através de mitoses , a fragmentação do micélio originará novos organismos. Além do processo de fragmentação, a reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por meio do brotamento e da esporulação.
Na reprodução sexuada os esporos se dividem, e pode ser dividido em três fases:
Plasmogamia: Fusão de protoplasma;
Cariogamia: Fusão de dois núcleos haploides (n) para formar um núcleo diploide (2n);
Meiose: Núcleo diploide se reduz formando dois núcleos haplóides.
PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS:
“sapinho” ou candidíase, causado pelo fungo Candida albicans
Os fungos do gênero saccaromycessão empregados como fermento na fabricação de paes, bolos, biscoitos, pois o gas carbônico que liberam durante a fermentação provoca o crescimento da massa
Penicillium notatumque Alexander Fleming, em 1929, extraiu a penincilina, antibiótico responsável pela salvação de milhares de vidas durante a segunda guerra mundial. Muitos outros antibióticos largamente aplicados são obtidos
Tipos de fungos:
Quitridiomicetos:
Se Habitat natural são os meios aquáticos e solos úmidos, Vivem da absorção da matéria orgânica que decompõe e, muitas vezes, parasitam algas, protozoários, outros fungos. Algumas espécies causam considerável prejuízo em plantas de cultivo.
Ascomicetos:
São os fungos que formam os Ascos (estrutura reprodutora sexuada), nos ascomicetos são produzidos os esporos.
basidiomicetos:fungos também conhecidos como “cogumelos de chapéu”
a parte vegetativa é subterrânea e consiste num micélio que muitas vezes se estende por vários metros abaixo do solo. A parte vegetativa é subterrânea e consiste num micélio que muitas vezes se estende por vários metros abaixo do solo. A parte aérea, visível ao observador, constitui o corpo de frutificação ou basidiocarpo, estrutura que, em condições favoráveis, emerge do solo, “brotando” da parte vegetativa.
O corpo de frutificação abriga no “chapeu” inúmeras hifas férteis denominadas basídios
cada basídio produz 4basidiosporos, que quando eliminados e disseminados podem germinar e originar novos micélios.
São os que produzem estruturas reprodutoras sexuadas, denominadas de basídios, produtores de esporos meióticos, os basidiósporos. Inclui cogumelos, as ferrugens e os carvões, esses dois últimos causadores de doenças em plantas.
Zigomicetos:
São fungos distribuídos pelo ambiente, podendo atuar como decompositores ou como parasitas de animais. Os mais conhecidos é o Rhizobux stolonifer, bolor que cresce em frutas, pães e doces, seu corpo de frutificação é uma penugem branca que lembra filamentos de algodão, recheados de pontos escuros que representam os esporângios.
Deuteromicetos:
Os fungos conidiais, que já foram conhecidos como fungos imperfeitos, constituem um grupo de fungos que não se enquadra no dos anteriores citados. Em muitos deles, a fase sexuada não é conhecida ou pode ter sido simplesmente perdida ao longo do processo evolutivo. De modo geral, reproduzem-se assexuadamente por meio da produção de conidiósporos. A esse grupo pertencem diversas espécies de Penicillium (entre as quais a que produz penicilina) e Aspergillus (algumas espécies produzem toxinas cancerígenas).
.


ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.