
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são o Nematelmintos?


SOBRE
Nematelmintos ou nematoides (Nematoda) estão os vermes cilíndricos. Alguns são de vida livre e outros são parasitas de vertebrados. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido. Além dos nematelmintos, estes tipos de vermes estão distribuídos ainda entre os anelídeos e os platelmintos.
Sistema Digestivo:
Os nematoides de vida livre se alimentam de bactérias, fungos, algas, pequenos anelídeos, plantas (causando danos à agricultura).
Estrutura:
Nematelmintos têm corpo cilíndrico, não tem flagelos ou cílios, tem o corpo coberto por cutícula produzida pela hipoderme. seus músculos se contraem somente longitudinalmente e seus órgãos estão mergulhados na pseudocele que auxilia no sistema hidrostático.
Fazem respiração anaeróbica, mas suas larvas de vida livre fazem respiração aeróbica. O sistema nervoso é centralizado em volta da faringe constituído de um anel nervoso e gânglios, possuem um cordão nervoso dorsal e um ventral. Em volta da cabeça e na cauda há diversas papilas sensoriais.
Os nematoides são animais dioicos com os machos sendo menores que as fêmeas. Sua fertilização é interna e o desenvolvimento dos animais de vida livre é direto, já os animais parasitas têm desenvolvimento indireto (sai uma larva do ovo) passando, neste caso, pelo interior de outros animais até completarem o desenvolvimento no adulto, os hospedeiros.
A ancilostomíase, também conhecida como ancilostomose ou amarelão, é uma doença causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, cuja presença no organismo causa anemia, fraqueza e cor amarelada da pele.
As larvas infectantes do agente causador do amarelão podem ser encontrado no solo, por isso que a forma de transmissão mais comum dessa doença é por meio da penetração da pele, principalmente pelos pés, nádegas e costas.
Além da lesão de pele vista no local que houve a penetração do parasita, outros sintomas do amarelão são:
Palidez ou cor amarelada na pele, Fraqueza generalizada, Diarreia moderada, Dor abdominal, Anemia, Perda do apetite, Emagrecimento, Cansaço, Perda do fôlego sem esforços;
A transmissão do amarelão acontece quando a pessoa toma banho de sol ou anda descalça, principalmente, isso porque a forma infectante da larva penetra a pele e atinge a circulação sanguínea. A entrada no parasita normalmente acontece por meio dos pés, nádegas e costas, causando uma erupção de formato irregular no local da penetração.
No organismo, as larvas chegam ao pulmão e migram para a faringe, onde são deglutidas e atingem o duodeno, transformando-se em larvas adultas e havendo a produção de ovos. Esses ovos são liberados no ambiente por meio das fezes e no solo desenvolvem-se até a forma infectante, reiniciando o ciclo de contaminação.
Os cães e os gatos também podem ser hospedeiros desses vermes, podendo liberar mais ovos para o solo por meio das suas fezes.
O tratamento para o Amarelão é feito com medicamentos como Befênio, Pirantel, Mebendazol ou Tiabendazol, durante 1 a 3 dias consecutivos. Além disso, o médico poderá solicitar a realização de um novo exame de fezes após os 3 dias de tratamento, para verificar a completa eliminação dos vermes. Veja quais são os remédios para verme mais indicados e como tomar.
A ancilostomíase é uma doença característica de países subdesenvolvidos em que as condições de saneamento e higiene são precárias. Assim, é importante andar sempre calçado, evitar mexer em terra e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro. Também é importante não beber ou comer qualquer alimento impróprio para o consumo.
Este patógeno, conhecido popularmente como lombriga, tem corpo cilíndrico e alongado, e pode chegar até 40 centímetros de comprimento. Fêmeas são maiores e mais robustas que os machos; e estes apresentam a cauda enrolada. Surpreendentemente, um único hospedeiro pode apresentar até 600 destes indivíduos.
A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.
No intestino delgado, liberam larvas que atravessam as paredes deste órgão e se direcionam aos vasos sanguíneos e linfáticos; se espalhando pelo organismo. Atingindo a faringe, estas podem ser liberadas juntamente com a tosse ou muco; ou, ainda, serem deglutidas, alcançando novamente o intestino. Lá, reproduzem-se sexuadamente, permitindo a liberação de alguns dos seus aproximados 200 mil ovos diários, pelas fezes, propiciando a contaminação de outras pessoas.
Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do órgão que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática.
Para diagnóstico, é necessário que se faça exames de fezes, onde podem ser encontrados os ovos deste animal. Existe tratamento, que é feito com uso de fármacos e adotando medidas de higiene básica.
Quanto à prevenção, ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.








ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.