
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são o Poríferos?


SOBRE
Os poríferos são portadores de poros, conhecidos como esponjas e são marinhas em sua maioria. Eles são acelomados, assimétricos, multicelulares, animais aquáticos e filtradores (filtram a água a fim da obtenção de alimentos), bioindicadores (absorvem determinados tipos de poluentes, sendo assim, capazes de se reabilitar e continuar sobrevivendo), sésseis (fixados em superfícies como, por exemplo, rochas) e não são diblásticos, além disso, vivem em colônias ou isolados, não possuem tecidos especializados e nem sistema nervoso, morrem com a poluição e possuem as mais variadas formas e cores.
Células/Estruturas:
Arqueócitos:responsáveis pela produção de Pinacócitos, Porócitos, Amebócitos, Colêncitos e Miócitos.
Pinacócitos:responsáveis pelo revestimento extracelular.
Pinacoderme:parede externa responsável por revestir e proteger a esponja.
Porócitos e Escleroblastos:responsáveis pela produção de espículas.
Coanócitos:responsáveis pela digestão, além de auxiliar na alimentação, respiração, reprodução e formação de gametas.
Amebócitos:responsáveis por transportar nutrientes e pela regeneração de células e partes perdidas.
Colêncitos:responsáveis por células ameboides que secretam e formam colágeno.
Miócitos:responsáveis pela contração da abertura de poros e porócitos.
Ósculo:responsável pela liberação de agua.
Mesohilo:responsável pela sustentação de amebócitos, espiculas e coanócitos.
Reprodução:
Os poríferos podem se reproduzir de forma assexuada ou sexuada. Existem três tipos de reprodução assexuada: Brotamento ou Gemiparidade, Gemulação e Regeneração ou Fragmentação.
Brotamento ou Gemiparidade: Esponjas em ambientes ricos em oxigênio e alimento crescem rapidamente, assim, ocorrem mitoses sucessivas que geram um broto que se separa da esponja-mãe se desenvolvendo e construindo novas colônias.
Gemulação: inicia-se através da separação de células que criam gemas quando estão em perigo ou como, por exemplo, a escassez de água e, assim, quando encontrarem um lugar seguro e agradável as células realizam a divisão celular (mitose) gerando novas esponjas. Esse processo só ocorre em poríferos de água doce.
Fragmentação ou Regeneração: A esponja perde pedaços, se reorganiza e ocorre o processo de divisão celular (mitose) gerando novas esponjas.
Reprodução Sexuada:a esponja masculina libera o esperma que encontra a esponja feminina passando pelos poros e sendo capturado pelos coanócitos encontrando seu óvulo e, assim, ocorrendo à fecundação que gera uma anfiblástula (larva móvel) que é liberada pelo ósculo e nada até fixar-se no substrato, desenvolvendo-se e tornando-se uma esponja.
Digestão, respiração, alimentação e nutrição dos poríferos
Adigestãodos poríferos é intracelular e é feita de forma que a água entra através dos poros, passa pela cavidade interna, denominada átrio ou espongiocela, que é revestida por coanócitos (com flagelos que se movimentam permitindo e representando o sistema circulatório) para obtenção de alimentos e é liberada pelo ósculo (abertura maior) carregando dióxido de carbono e resíduos, assim ocorre à respiração (sem o sistema respiratório), por trocas gasosas, processo chamado de difusão.
A alimentaçãoocorre através de partículas suspensas na água, como protozoários ou algas unicelulares que são capturadas pelos coanócitos que digerem boa parte das substâncias, outra parte é digerida por amebócitos, sendo distribuída a todas as células, assim, a nutrição ocorre, pois a água que percorre traz alimento e oxigênio, além de eliminar os elementos do catabolismo (“destruição de proteínas”).
Classificação
• Calcarea:possuem espículas de carbonato de cálcio, são esponjas pequenas que vivem em águas rasas e podem ser áscon, sícon ou lêucon.
• Hexactinelida:possuem espículas silicosas que, na maioria das vezes, formam uma rede que se assemelha a vidro quando seca, por isso são conhecidas como “esponjas de vidro”. Podem ser sícon ou lêucon.
• Demospongiae:possuem espículas silicosas, possuem um esqueleto de fibras de espongina (feita de fibras de colágenos, sua apomorfia) ou ambas. São todas do tipo lêucon e apresentam formatos irregulares, elas vivem em águas rasas e profundas.
Morfologia dos poríferos
Asconoide (do gênero áscon)
Sinconoide (do gênero sícon)
Leuconoide (do gênero lêucon)
Os poríferos são importantes para o meio ambiente, pois eles servem como um berçário e protetor de peixes. Eles produzem toxinas para se defenderem contra predadores, assim, os peixes põem seus ovos escondidos em esponjas quando estão em perigo.
Fontes:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/filo-porifera-1.htm
http://ciencia101.blogspot.com/2015/04/reino-animalia-filo-porifera.html?view=sidebar#
https://www.asturnatura.com/articulos/porifera/reproduccion.php
https://pt.slideshare.net/jaquelinesoares522/biologia-reino-animlia
http://geocities.ws/opinatudo/reproducao.html
https://www.flickr.com/photos/oceanexplorergov/3288427960
https://steemit.com/photography/@marsella-2017/esponja-de-mar-poriferos
http://ccnnvalledeloja1eso.blogspot.com/2015/12/poriferoscelentereos-y-anelidos.html
https://synergysci0809.wordpress.com/2009/04/23/phylum-porifera
http://semuacontoh.blogspot.com/2017/06/10-contoh-hewan-invertebrata-avertebrata.html
https://thezt2roundtable.com/benthic-and-maybe-litoral-creatures-t25186.html
https://cornerofthecabinet.com/2014/10/14/invertebrate-of-the-week-11-venuss-flower-basket-euplectella-aspergillum
https://www.todamateria.com.br/poriferos











ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.