top of page

BLOG TOP DE BIO

Contato
California Academy of Sciences
California Academy of Sciences

Afinal o que é o sistema nervoso ?

Aquarium at the California Academy of Sciences

SOBRE:

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. 

O sistema nervoso central (SNC)

É formado pela medula espinhal e pelo encéfalo, é protegido por partes ósseas. O encéfalo é resguardado pelo crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral.

 

Encéfalo: formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Ele possui em torno de 35 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 kg.

 

Cérebro:é a porção mais maciça e o principal órgão do Sistema Nervoso. Ele é responsável por comandar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, a aprendizagem, o pensamento e a fala.

Ele é formado por duas metades, os hemisférios direito e esquerdo, separados por uma fissura longitudinal. Os dois hemisférios compreendem o telencéfalo e eles trabalham em conjunto, porém, existem algumas funções específicas para cada um dos hemisférios. O hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito. O fluxo sanguíneo no cérebro é bastante elevado, superado apenas pelos rins e coração.

 

Cerebelo ou metencéfalo: representa 10% do volume do encéfalo. Ele é relacionado com a manutenção do equilíbrio corporal, controle do tônus muscular e aprendizagem motora.

Assim, como ocorre no cérebro, o cerebelo possui dois hemisférios separados por uma faixa estreita, o vérmis.

Tronco Encefálico: é constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo é a menor parte do tronco encefálico, localiza-se entre a ponte e o cérebro. A ponte localiza-se entre o mesencéfalo e o bulbo. No bulbo, a parte inferior liga-se a medula espinhal e a superior com a ponte.

 

Medula Espinhal:  é a parte mais alongada do sistema nervoso central. É caracterizada por um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, localizado no canal interno das vértebras da coluna vertebral. A função da medula espinhal é estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso. Ela também coordena os reflexos, ocasiões em que o corpo necessita de uma resposta rápida. É a partir da medula espinhal que originam-se os 31 pares de nervos espinhais. Eles conectam a medula espinhal as células sensoriais e diversos músculos pelo corpo.

 

O sistema nervoso periférico (SNP)

É composto por axônios os quais formam os nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. A função desse sistema é conectar membros, órgãos e pele ao sistema nervoso central. A atuação do sistema nervoso periférico pode ser dividida em Sistema nervoso Somático e sistema nervoso Autônomo.

*O sistema nervoso Somático

É responsável pelo movimento nervoso voluntário e é dividido em duas informações motora eferente e sensorial aferente.

Motora ou eferente: a informação sai do sistema nervoso central e vai direto para os músculos ou para as fibras musculares 

Sensorial ou aferente: Informa ao para o sistema central sensorial

Movimento involuntário reflexo é um processo como tirar a mão do fogo, ato direto pela medula espinhal, não dá tempo de chegar ao cérebro. Sai do corpo e vai para o sistema como uma contração muscular, um movimento involuntário. 

*O sistema nervoso Autônomo simpático e parassimpático 

Regular as funções involuntárias batimentos cardíacos, respiração e circulação do sangue.

-O sistema Simpático prepara o corpo para uma situação de risco, aumenta a velocidade da respiração, o movimento do coração, dilata as pupilas, glândulas sudoríparas, para de fazer saliva, pois o corpo se mantém em boas condições para correr, fugir ou afim de determinada atitude que necessite de adrenalina.

- O sistema Parassimpático volta ao normal pós a situação de pavor ou medo. 

dinosaur

ENTRE EM CONTATO

Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.

Suas informações foram enviadas com sucesso!

bottom of page