
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que é gênero?

SOBRE:
Gênero, sexo e sexualidade
Sistema reprodutor masculino:
No sistema reprodutor masculino, existem órgãos externos e internos. Externamente, há duas estruturas: o pênis e o saco escrotal.
-
Pênis: O pênis é o órgão responsável pela cópula e caracteriza-se por possuir um tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual.
-
Saco escrotal: É a região onde estão localizados os testículos. Sua temperatura é cerca de 2°C abaixo da temperatura do restante do corpo.
Internamente, os órgãos do sistema reprodutor masculino são: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra. Além dessas estruturas, existem as glândulas acessórias.
-
Testículo: O testículo é a gônada masculina, onde são formados os espermatozoides. Esses gametas são produzidos mais precisamente em túbulos enrolados, denominados de túbulos seminíferos. Os testículos também produzem a testosterona. O homem apresenta dois testículos.
-
Epidídimo: Local logo acima dos testículos onde os espermatozoides completam sua maturação e adquirem mobilidade.
-
Ducto deferente e ejaculatório: É um vaso que parte de cada epidídimo e encontra-se com o ducto da vesícula seminal, formando os ductos ejaculatórios, os quais se abrem na uretra.
-
Uretra: Percorre o pênis e é comum ao sistema excretor e reprodutor. Isso significa que pela uretra saem o sêmen e a urina.
-
Glândulas acessórias:
-
Vesículas seminais: Formam cerca de 60% do sêmen. Essa secreção destaca-se pela presença de frutose que garante energia para os espermatozoides.
-
Próstata: Produz uma secreção rica em enzimas anticoagulantes e citrato que também é nutriente para os espermatozoides.
-
Glândulas bulbouretrais: Produz uma secreção que limpa a uretra antes da ejaculação.
Sistema reprodutor feminino
Assim como o sistema reprodutor masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos internos e externos. Os órgãos externos formam a chamada vulva e são constituídos por lábios maiores, lábios menores e clítoris.
Vulva: A vulva é formada pelos lábios menores, que protegem a entrada da vagina e da uretra, por lábios maiores que circundam os menores e pelo clítoris, que está localizado acima dos lábios menores. O clítoris é formado por tecido erétil e também recebe sangue no momento da excitação sexual. É um dos pontos mais sensíveis da mulher.
Os órgãos internos são: ovários, tuba uterina, útero e vagina.
Ovários: São as gônadas femininas, onde são produzidos os ovócitos. É nos ovários também que são produzidos os hormônios estrogênio e progesterona. As mulheres apresentam dois ovários.
Tuba uterina: A tuba uterina são dois tubos que se estendem dos ovários até o útero.
Útero: Um órgão muscular em forma de pera onde o bebê se desenvolve.
Vagina: Local onde o pênis se insere na hora da cópula e é também o canal por onde o bebê sai na hora do parto.
Gênero:
-
“uma categoria social imposta sobre um corpo sexuado”. – Gates, citada por Scott, 1995.
-
“gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995.
O gênero diz respeito aos aspectos sociais atribuídos ao sexo. Ou seja, gênero está vinculado a construções sociais, não a características naturais. Portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
Sexualidade:
A sexualidade é um conceito que está baseado na atração sexual e na afetividade compartilhada entre as pessoas.
A sexualidade é muito relativa e pessoal, visto que o que pode ser considerado prazeroso para alguns, pode não ser para outros. Além disso, ela se desenvolve de acordo com as experiências de cada pessoa.
Fontes:





ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.