top of page

BLOG TOP DE BIO

Contato
California Academy of Sciences
California Academy of Sciences

Afinal o que são o Platelmintos?

Aquarium at the California Academy of Sciences
planaria2.jpg.gif

SOBRE

Os Platelmintos são vermes “planos” ou achatados que podem ser predadores ou parasitas (vida livre). Eles possuem três folhetos embrionários ectoderme, mesoderme e gastroderme; ou seja, são triblásticos. O ectoderme forma o tecido epiderme, o mesoderme forma o tecido muscular e, o folheto endoderme forma o tecido gastroderme. Eles são seres blastóporos, seu movimento é direcionado e coordenado e eles locomovem-se por cílios ventrais. Além disso, são encontrados em ambientes úmidos ou aquáticos. Existem três tipos de platelmintos: as planárias, as tênias e os esquistossomos.

Planárias

Locomovem-se com a ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores. 

Possuem simetria bilateral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Morfologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento.

O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.

 

Sistemas

Sistema Digestório
Fazem digestão extracelular e intracelular de forma que inicia na Cavidade Gastro Vascular (CGV), digestão extracelular, e termina nas células da gastroderme, digestão intracelular. O sistema digestivo ou digestório é incompleto por possuir apenas uma abertura, a boca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sistema excreta os resíduos do metabolismo das proteínas.

 

Reprodução


As planárias adultas são hermafroditas e se reproduzem de forma assexuada, em que o animal se divide gerando outros animais inteiros.

 

 

 

 

 

 

 

E, também, de forma sexuada em que duas planárias copulam gerando uma cápsula que da origem a outra planarias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Teníase – Tênias

 

 

 

 

 

 

 

 

A Teníase é uma doença causada pelo platelminto tênia que é um parasita intestinal. Existem dois tipos Taenia saginataque parasita nos bovinos e a Taenia sollumque parasita nos suínos.

 

 Causas: dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjoos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. 

Um indivíduo que ingere ovos da Taenia soliumdiretamente pode ter seu organismo bastante comprometido, uma vez que o embrião (oncosfera) passa do intestino para a corrente sanguínea. Com o auxílio de suas ventosas e, principalmente, dos ganchos, pode se alojar no cérebro, olhos, pele ou músculos – inclusive do coração - podendo conferir ao portador quadro de cegueira definitiva, convulsão ou, até mesmo, óbito. 

Medidas de prevençãoincluem o saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi; cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão; tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia a dia.

 

Ciclo de vida daTaenia saginata

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esquistossomos – Esquitossomose

 

O parasita causador da doença chamada Esquitossomose, mais conhecida como “barriga d’água” é o Schistosoma mansoni. É causada através do contato das pessoas com a água contaminada de modo que a penetração ocorre na pele, podendo apresentar vermelhidão e coceira. Um ou dois meses após a infecção a pessoa pode apresentar febre, tosse, calafrios e dores musculares. A fase aguda da doença pode evoluir de forma grave, com mau funcionamento do fígado, estado de coma e morte. O principal hospedeiro é o homem, já o hospedeiro intermediário são os caracóis, caramujos ou lesmas, onde os ovos passam para a fase larval (cercária). O tratamento é feito com um antiparasitário capaz de matar o parasita dentro de um ou dois dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esquistossomo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo da Esquistossomose

 

Fontes
http://invertevoiceuneal.blogspot.com/2013/04/animais-bilaterais-acelomados.html
https://blogbiologiapravida.blogspot.com/2014/05/platelmintos.html
https://es.slideshare.net/rvespa/phyllum-platelmintos-3985694
http://platelmintos2b.blogspot.com/2015_09_01_archive.html
www.sestr.com.br/2014/09/o-que-e-teniase.html
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/teniase.htm
http://slideplayer.com.br/slide/8804233
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/esquistossomose\
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/schistosoma.html

 

morfo.png
rep1.png
sistdig.png
sistex.png
esqui1.png
rep2.png
vida1.png
esqui2.png
vida esqui.png
dinosaur

ENTRE EM CONTATO

Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.

Suas informações foram enviadas com sucesso!

bottom of page