
BLOG TOP DE BIO


Afinal o que são o Anelídios?


SOBRE
Os Anelídeos (filo Anellida)podem ser minhocas, sanguessugas, serpula vermiculares e poliquetas (vermes marinhas). Eles são triblásticos, protostômios, bilaterais e possuem esquizoceloma. Os anelídeos são desprovidos de aparelho respiratório, a respiração deles pode ser cutânea, onde as trocas gasosas são feitas pela pele, ou branquial, no caso dos anelídeos aquáticos. Nos poliquetos há uma intensa vascularização no interior dos parapódios. A epiderme delgada e muito úmida facilita as trocas gasosas nesta região do corpo que, assim, funcionam como “brânquias primitivas”.
Sistema Digestório:
Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. Podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos.
Estrutura interna da minhoca: O sistema nervoso é ganglionar, formado por um par de gânglios cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos ventrais.
Sustentação e Locomoção:
Os anelídeos não apresenta esqueleto, a sustentação do corpo é dada pelo celoma que atua como esqueleto hidrostático.
Eles apresentam um sistema muscular representado pelo sistema músculo dermático, constituído por duas camadas de fibras musculares uma externa circular e outra interna longitudinal nos oligoquetos. Na face ventral do corpo, estão presentes as cerdas, que são estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção. Nos poliquetos as cerdas se inserem em expansões laterais, presentes um par delas em cada anel, denominadas parapóidios, que também auxiliam na locomoção. Os hirudíneos são desprovidos de cerdas e parapódios, porém eles apresentam, na face ventral do corpo, um par de ventosas que utilizam para realizar movimentos.
Classificação
Reprodução:
Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.
Lacraia
Serpula vermicular
Minhocas
Importância ecológica:
As minhocas vivem no solo, especialmente em áreas com cobertura vegetal, matéria orgânica abundante e muita umidade. Elas são reconhecidas pela sua importância no solo, pois cavam túneis e galerias que permitem a penetração do ar e da água na terra. Isso facilita o desenvolvimento das raízes das plantas.
* Elas possuem a coloração rosada, por causa do sangue com hemoglobina.
Fontes:
https://twitter.com/hashtag/serpula?src=hash
http://oqueacontecenaciencia.blogspot.com/
https://pt.slideshare.net/LuizaFortunato/aneldeos-e-moluscos-28922257
https://www.mundovestibular.com.br/articles/5945/1/Anelideos/Paacutegina1.html
https://pt.slideshare.net/prof_kyoshi/2em-11-aneldeos
https://www.cienciasresumos.com.br/animais/anelideos-caracteristicas-exemplos
https://pt.slideshare.net/LuizaFortunato/aneldeos-e-moluscos-28922257












ENTRE EM CONTATO
Queremos saber o que você tem a dizer! Entre em contato se tiver dúvidas, comentários e sugestões.